Ser blogueira, é uma profissão?

Olá, tudo bem com você que por algum motivo chegou aqui nessa página? 

Faz tanto tempo que não sento em frente ao computador e digito textos enormes, seja pra trabalho ou por hobby. E dessa vez eu respirei fundo, abri a página do Blogger, cliquei em "Nova postagem" e aqui estou. Pra abrir meu coração em formato de texto, onde só vai ler quem realmente tiver interesse. Afinal como muitos falam, "blog já era". Mas pra mim ainda não, é nos blogs que encontro até hoje muita verdade.

Então vamos lá.



Muita gente ainda desconhece a profissão blogueira, ou apenas não bota fé e credibilidade em cima dessa profissão. Por isso eu vou explicar um pouco sobre ela.
A profissão de blogueira é confundida por muitos da seguinte forma, ou a empresa que contrata a blogueira a vê como uma vendedora, ou o púbico (que as vezes nem é publico dela de verdade), à enxerga como uma menina mimada, fútil ou sortuda por receber tudo "de graça" em casa. 
Hoje muitas blogueiras estão expondo suas missões para as empresas sobre a sua contratação, que é a seguinte. Se uma empresa X me contratar para DIVULGAR um serviço ou produto, essa empresa tem que saber diferenciar as coisas, eu não vou VENDER esse serviço ou produto, eu estarei DIVULGANDO, a venda quem vai fazer é a empresa. 

Estou sedendo meu espaço, minha imagem e minha palavra para uma empresa e seu produto. Por exemplo, se eu divulgo um batom da empresa X, minha seguidora viu essa publicação, gostou e foi até o perfil da empresa responsável, localiza o produto, verifica o valor do produto e frete, mas pra ela não compensa comprar direto pelo site da empresa, mas ela vai atrás de uma distribuidora local que vende o mesmo produto porém mais barato e sem precisar pagar o frete.  Ou até mesmo se ela foi no site, viu e não curtiu por conta de algo da empresa, seja valor ou até mesmo quantidade minima de compra (que tem muito disso), e ela não levou o produto no final, meu trabalho como blogueira já foi concluído. 

Infelizmente nem todas as seguidoras mostram em seus perfis ou até mesmo para nós, que ela adquiriu tal produto ou serviço por indicação nossa. Consequentemente a empresa também não ficará sabendo disso, e  com isso a empresa acha que somos "picaretas ou blogueiras frustadas". Mas a nossa missão não é vender e sim divulgar, não esqueça disso.  
Ser blogueira, mesmo se ela não recebe nenhum um real por tudo que posta em suas redes sociais,      deixa de ser um trabalho ta? Vou explicar um pouco sobre isso agora.



Para criar um conteúdo seja uma simples, uma foto de produto para resenha. O que a blogueira tem que fazer? 


  • Separar ou comprar o produto;
  • Prepara equipamento para fotografar (Câmera ou celular)
  • Montar um cenário pra foto, com luz e até mesmo acessórios;
  • Fazer mais de uma foto do produto e swat (Mostrar o produto na pele);
  • Prepara texto da legenda para a postagem de rede social/site/blog;
  • Editar as fotos;
  • Publicar
Tudo isso para uma simples foto, agora pensa pra fazer um vídeo... Essa blogueira levou mais ou menos quanto tempo pra chegar até o momento da publicação de um conteúdo? 
A foto leva aproximadamente 1hr à 2hr e o vídeo 5hr ou mais. E ainda tem gente que acha que é moleza, que não é trabalho. Mas se leva todo esse tempo e ela não recebe nada por isso, pra que ela faz?
Para conseguir ser notada por marcas, empresas ou pessoas em geral, a blogueira tem que criar conteúdo diariamente. Uma hora ou outra ela consegue alcançar uma pessoa ou empresa. O conselho que eu sempre dou (embora nem sempre eu siga) para as meninas que estão começando é: 
  • Separe 1 ou 2 dias para criação de conteúdo; 
  • Tenha dias e horários marcados para postar nas suas rede sociais, exemplo: Post no instagram todos os dias às 21h - Vídeo novo no canal toda Terça e Quinta às 18h; 
  • Reserve pelo menos 1hr do seu dia para interagir com seus seguidores, seja pelos comentários, directs ou interação nos  stories; 
  • Tenha dias específicos para edição de vídeos. Se você reservou dois dias pra criar conteúdo, tenha pelo menos 3 dias para edição;
  • Grave ou post stories diariamente, em horários diferenciados (Manhã, tarde e noite)

Eu valorizo muito quando uma blogueira fala que faz tudo por amor, pois eu sei exatamente o que ela está passando e deseja. E se ela não desistir no meio do caminho, sei que será um sucesso. Acredito que esse seja o jeito certo pra dar certo, não desista pois não é fácil. Com o tempo você vai aprendendo sobre seu público, o que eles querem e gostam de ver, tenha um nicho definido, seja verdadeira e não se importe com números.

Gente eu acho que é isso, eu demorei muito pra voltar real oficial com meu blog, mas agora não largarei mais. Espero que gostem desse texto de retorno ao semprebarbaras.com. E caso você ainda ache que tudo que uma blogueira faz não é nada, espero que você tenha dor de barriga e fique no banheiro por 5hr "trabalhando". 

Beijo Beijo

0 comentários

Deixe aqui seu comentário.